EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4477
Tipo: Artigo
Título: ESTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DO CITRUS TRISTEZA VÍRUS EM PLANTAS DE LARANJA ‘PÊRA’, AVALIADO PELA ANÁLISE SSCP.
Autor(es): SOARES, Larissa Siqueira
SOUZA, Inaiara de
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
NOCCHI, Paula Thais Requena
ZANUTTO, Carlos Alexa ndre
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: O Citrus tristeza virus (CTV), agente causal da tristeza dos citros, é um Closterovirus que existe como um complexo de isolados que diferem nas suas propriedades biológicas e imunológicas e induzem variados sintomas. Múltiplas inoculações do vírus pelo afídeo vetor e a movimentação de material infectado com isolados severos entre as regiões citrícolas, favorecem a disseminação da virose e promovem ocorrência de mutações e recombinações gênicas. Essas modificações podem afetar a estabilidade e a variabilidade genética do complexo viral dentro do hospedeiro. O presente estudo teve como objetivo investigar a estabilidade por padrão de bandas geradas por SSCP (Single Strand Conformational Polymorphism), do gene da proteína do capsídeo do CTV, nos diferentes quadrantes de plantas selecionadas, ao longo do tempo. Os resultados obtidos apontaram uma manutenção dos perfis eletroforéticos dos padrões SSCP das amostras obtidas nos quadrantes e no topo de cada uma das plantas analisadas ao longo do tempo indicando estabilidade do complexo viral dentro da planta. Entretanto diferenças nos padrões SSCP foram encontradas ao comparar os padrões obtidos entre as plantas analisadas, fato provavelmente resultante da transmissão de diversos haplótipos de CTV por afídeos ocasionando variações nas populações de RNA do CTV.
Palavras-chave: Citrus sinensis
Haplótipos
Vírus
Tristeza dos citros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4477
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Siqueira_Soares.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)423.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.