EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4474
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTÁICA
Autor(es): NOGUEIRA FILHO, Kleber
MATOS, Arthur H. S. Silva
CATÃO, Caio C.
RIBEIRO, Eduardo Garcia
P. JUNIOR, Jovandir
LUCIANO, Arquimedes
Abstract: A energia entre suas várias formas, sempre foi importante para a sobrevivência humana. Modiano (1984) cita que o Brasil se dispõe de várias fontes de energia elétrica, entre elas a fotovoltaica. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da ação climática em dias não nublados na produção de energia fotovoltaica por meio de sensores de umidade e temperatura acoplados à módulos de silício, para que se possam criar dados quantitativos mediantes a eficiência de produção. Nota- se que os dados serão coletados através de um protótipo criado para obter informações provenientes do ambiente, em específico a umidade, a temperatura e os raios solares. Este equipamento será instalado próximo ao bloco de engenharia elétrica da instituição de ensino Unicesumar. O local foi escolhido devido a grande amplitude em área aberta à exposição solar.Nota- se que o material utilizado se trata basicamente de componentes eletrônicos como: arduino, ethernet shild, sensor de corrente e placa fotovoltaica.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Energia fotovoltaica
Umidade
Temperatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4474
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kleber_Nogueira_Filho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)357.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.