EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4470
Tipo: Artigo
Título: OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DE MISTURA E SEDIMENTAÇÃO, UTILIZANDO A ASSOCIAÇÃO DOS COAGULANTES PAC e Moringa oleifera Lam NO TRATAMENTO DE ÁGUA SUPERFICIAL
Autor(es): VALVERDE, Karina Cardoso
COLDEBELLA, Priscila Ferri
NISHI, Letícia
CAMACHO, Franciele Pereira
MORETI, Lívia de Oliveira Ruiz
BERGAMASCO, Rosângela
Abstract: Este estudo propõe avaliar a eficiência da associação dos coagulantes PAC e Moringa oleifera Lam (MO) na remoção de cor aparente, turbidez e compostos com absorção em UV254nm, em função da alteração das velocidades e tempos de mistura, a fim de se obter as condições de operações ideais para o processo de coagulação/floculação e sedimentação de água superficial com turbidez inicial em torno de 70 NTU. Os ensaios foram realizados em Jar Test, com água bruta proveniente da bacia do Rio Pirapó, Maringá, PR, adicionando- se dosagens de coagulantes de 12,5 mg.L-1e 50 mg.L-1 de PAC e MO, respectivamente. Após os ensaios, amostras de água tratada foram coletadas para avaliar a eficiência do processo. Utilizou- se delineamento fatorial 27x4, sendo vinte e sete variações quanto à velocidade de mistura rápida e lenta (VMR e VML) e tempos de mistura rápida e lenta (TMR e TML); e quatro tempos de sedimentação (TS). Os parâmetros de mistura rápida e lenta, incluindo o tempo e intensidade da mistura, influenciam a eficiência de remoção dos parâmetros de qualidade no processo de coagulação/floculação e sedimentação. Por meio do teste Tukey, observou- se que as melhores condições de operação foram: 100 rpm (VMR), 1min (TMR), 45 rpm (VML), 15 min (TML e TS), com eficiência de remoção de 97,1%, 95,8% e 85,6% para cor aparente, turbidez e compostos com absorção em UV254nm, respectivamente.
Palavras-chave: Associação de coagulantes
Coagulação/floculação
Moringa oleifera Lam
PAC
Tratamento de água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4470
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina_Cardoso_Valverde_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)311.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.