EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4469
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO PROCESSO NO TRATAMENTO DE ÁGUA SUPERFICIAL POR MEIO DE DIAGRAMAS DE COAGULAÇÃO, UTILIZANDO A ASSOCIAÇÃO Moringa oleifera Lam e PAC
Autor(es): VALVERDE, Karina Cardoso
COLDEBELLA, Priscila Ferri
NISHI, Letícia
BONGIOVANI, Milene Carvalho
MORETI, Lívia de Oliveira Ruiz
BERGAMASCO, Rosângela
Abstract: Este trabalho propõe avaliar o processo de coagulação/floculação e sedimentação, por meio de diagramas de coagulação, utilizando a associação dos coagulantes Moringa oleifera Lam (MO) e PAC. Os ensaios foram realizados em Jar Test, com água bruta proveniente da bacia do Rio Pirapó, Maringá, PR, variando- se o pH de coagulação e as dosagens de coagulantes, a fim de verificar a eficiência de remoção dos parâmetros de qualidade cor aparente e turbidez. Após os ensaios, amostras de água tratada foram coletadas para avaliar a eficiência do processo. Constatou- se que os diagramas de coagulação são ferramentas importantes, pois possibilitam o desenvolvimento de ensaios nas condições ótimas, em função das características da água bruta. Foram obtidas redução de até 40% na dosagem do PAC, sem comprometer a qualidade da água produzida. Assim, a utilização de MO pode desempenhar um papel- chave na diminuição da quantidade de coagulante químico utilizada no tratamento de água, além de ser mais compatível com as questões ambientais atuais.
Palavras-chave: Água superficial
Associação de coagulantes
Diagramas de coagulação
Moringa oleifera Lam
PAC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4469
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina_Cardoso_Valverde.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)331.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.