EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4454
Tipo: Artigo
Título: AJUSTE, VALIDAÇÃO E COMPARAÇÃO DE MODELOS PREDITORES DE ÁREA FOLIAR DE ABOBRINHA ITALIANA ( Cucurbita pepo )
Autor(es): OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
REZENDE, Roberto
BRESCANSIN, Mariana Gomes
HARA, Ânderson Takashi
MALLER, André
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
Abstract: A fotossíntese pode ser definida como o processo de conversão da energia luminosa em energia química pela planta. As reações fotossintéticas ocorrem com maior intensidade nas folhas, por isso o incremento da área foliar favorece o aumento da fotoassimilação de carbono, produção de matéria seca e enchimento de frutos. Dentre as várias metodologias de estimativa da área foliar, citam- se os métodos diretos, que pressupõem a destruição da amostra, e os métodos indiretos, que mantem folha intacta na planta. Os métodos indiretos apresentam a vantagem de permitir diversas amostragens durante o ciclo, serem rápidos e relativamente precisos. Um dos métodos indiretos é a utilização de modelos que relacionam a área foliar com medidas lineares da folha. Devido ao grande número de variedades disponíveis, muitas vezes utiliza- se um modelo ajustado com uma variedade diferente daquela que se deseja obter a área foliar, o que poderia resultar em aumento dos erros na estimativa. Conclui- se que os modelos ajustados com medidas foliares da variedade Anita F1 apresentam maior desempenho do que modelos ajustados com outras variedades, o que corrobora a hipótese de que os modelos são específicos em nível de variedade para Cucurbita pepo.
Palavras-chave: Desempenho
Imagem digital
Medidas lineares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4454
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhonatan_Monteiro_de_Oliveira_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)351.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.