EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4449
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO E PREVALÊNCIA DE ESPÉCIES DE FUSARIUM ASSOCIADAS A GRÃOS DE MILHO NO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): SILVA, Cleiltan Novais da
ANGELOTTI, Jéssika
NEVES, Danilo Lima das
TESSMANN, Dauri José
Abstract: Diversas espécies de Fusarium afetam a cultura de milho (Zea mays), causando a morte de plântulas e podridões em raízes, colmos e espigas, e adicionalmente, contaminação de grãos por micotoxinas. Porém, informações sobre principais espécies de Fusarium associados a doenças do milho no Paraná, são escassas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi identificar as principais espécies de Fusarium associados a podridões da espiga do estado do Paraná, bem como seu potencial micotoxicogênico. Para isso, 191 isolados monospóricos foram obtidos das principais regiões produtoras do estado do Paraná. As espécies foram identificadas mediante o emprego de PCR com ‘primers’ espécie- específicos. Verificou- se que a espécie predominante em todas as regiões pesquisadas foi F. verticillioides (88,4 % das amostras), seguida de F. graminearum (10,9%), e em menor frequência F. subglutinans.A maior parte dos isolados de F. graminearum (72,5%) foi originado da região Centro- Sul do Paraná. Os quimiotipos de isolados de F. graminearum encontrados foram nivalenol (NIV) (80,9%) e 15- acetildesoxinivalenol (15-ADON), neste estudo não foi encontrado o tipo 3- acetildesoxinivalenol (3-ADON). Todos os isolados de F. verticillioides foram positivos para fumonisinas.
Palavras-chave: PCR
Micotoxinas
Grãos ardidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4449
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessika_Angelotti.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)334.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.