EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4425
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DE MÚSCULOS DO DORSO DURANTE FLEXÃO E EXTENSÃO DE TRONCO EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
Autor(es): OURO, Gabriela Cesnik do
ARAÚJO, Patrícia Cardoso de
LIMANA, Mirieli Denardi
GARCEZ, Valéria Ferreira
Abstract: Durante as atividades diárias, o corpo do ser humano é conduzido a realizá- las de forma rápida e em posições biomecânicas erradas em que se preconiza a utilização de musculaturas em padrão incorreto, provocando fadiga, deficiência ou sobrecarga na ativação muscular. Este estudo vem verificar o padrão de ativação muscular em uma atividade funcional e como estes se comportam em relação à força desenvolvida na extensão e flexão de tronco. Vinte voluntários de ambos os sexos, com idade entre 20 e 55 anos, após aceitarem a participar, serão submetidos a um teste de funcionalidade partindo da posição ortostática com os joelhos estendidos e irão realizar uma flexão da coluna lombar para pegar uma bola ao chão, voltando a posição inicial e realizando o mesmo movimento para colocar a bola novamente ao chão e retornar a posição inicial, caracterizando um ciclo que será repetido por 10 vezes com intervalo de 1 minuto entre eles. Será feita aquisição dos músculos multífido lombar e eretor da espinha porção iliocostal, através da eletromiografia. A escala numérica da dor será aplicada no inicio e ao final do teste (0 a 10) sendo comparados com os graus de unidades motoras ativadas dos músculos em análise obtidos pela frequência eletromiográfica. Espera- se que nos indivíduos com lombalgia o multifídio haja ativação secundariamente e com menos unidades motoras em relação ao iliocostal. Além disso, espera- se que haja uma correlação direta entre a falha de ativação muscular com o aumento da dor.
Palavras-chave: Ativação muscular
Eletromiografia
Funcionalidade
Lombalgia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4425
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela_Cesnik_do_Ouro_02.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)349.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.