EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4424
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
Autor(es): OURO, Gabriela Cesnik do
ARAÚJO, Patrícia Cardoso de
LIMANA, Mirieli Denardi
GARCEZ, Valéria Ferreira
Abstract: A dor lombar ou lombalgia é a forma mais comum de dor crônica, sendo considerada atualmente como uma doença, por constituir uma das principais entidades geradoras de incapacidade nos países desenvolvidos e gerando alto número de faltas e afastamentos nas empresas. Acarreta deterioração na qualidade de vida e comprometimento das atividades de vida diária (AVDs). O objetivo deste estudo será verificar se há correlação entre a dor, flexibilidade e grau de funcionalidade em indivíduos com lombalgia. Para isto 30 voluntários de ambos os sexos serão avaliados pelo teste de flexibilidade de sentar e alcançar (Banco de Wells). Seu nível de dor será avaliado antes e depois do teste de flexibilidade, por meio da escala visual de dor (EVA). Em seguida os participantes responderão ainda os questionários de Oswestry Disability Index e o Roland Morris, para investigação de incapacidade funcional diária. Os dados coletados serão analisados pelo coeficiente de correlação de Pearson por meio do software Prisma.
Palavras-chave: Flexibilidade
Funcionalidade
Limitação
Lombalgia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4424
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela_Cesnik_do_Ouro.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)297.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.