MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4406
Tipo: TCC
Título: Melhoria específica no processo de envase do leite em pó
Autor(es): VIEIRA, Rodrigo Gouvêa
Primeiro Orientador: FIOROTO, Paulo Otavio
Resumo: Tem o presente trabalho o objetivo de demonstrar como os custos dos insumos e materiais de apoio podem contribuir diretamente nos resultados operacionais de produtividade de uma empresa. O tema central usado para o desenvolvimento do trabalho, foi a melhoria em desempenho, diminuição de custos, aumento de produtividade e lucros, que pode ser alcançada por uma determinada empresa, com a minimização de percas ocasionada por paradas planejadas para a troca de bobina. Essa melhoria é efetuada no processo de envase do leite em pó, reduzindo as paradas para a troca de bobina e aplicando de forma pré-planejada a padronização nesse processo de produção. Os ganhos com a aplicação de ferramentas de melhoria específica, para ênfase na economia financeira, padronização dos processos operacionais, industriais e perca de horas ociosas, proporcionam aumentos significativos do AI (Desempenho e Eficiência) das áreas de produção. O desafio da empresa foi desenvolver um projeto em que o tempo de parada para troca de bobina na envasadora Bosch chegasse a zero, padronizando e melhorando toda a produção da fábrica num período de 12 meses. Com o levantamento de dados feitos na RV laticínios e a aplicação de padronização com as ferramentas de melhoria, o processo foi implementado e os resultados obtidos foram a diminuição de paradas planejadas, aumento da produtividade, estabilidade na máquina, diminuição de start up, padronização e otimização do operador.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Vieira, Rodrigo Gouvêa. Melhoria específica no processo de envase do leite em pó. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4406
Data do documento: 8-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO GOUVÊA VIEIRA.pdfVieira, Rodrigo Gouvêa960.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.