EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4402
Tipo: Artigo
Título: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: ANÁLISE DA DEMANDA DE OCORRÊNCIAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE MARINGÁ
Autor(es): SILVA, Emanuele Caroline da
SILVEIRA, Otávio Leão da
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
UEDA, Miriam
Abstract: Urgência e emergência são ocorrências imprevistas de agravo à saúde, em que o paciente necessita de tratamento médico imediato. Dentre as unidades de atendimento, a cidade de Maringá conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Universitário Regional. A princípio,esses atendimentos imediatos e provisórios deveriam ser dados a pessoas que não podem ser atendidas em outros níveis assistenciais. Entretanto, a facilidade e a prontidão acabaram por gerar uma superpopulação desses locais de atendimento.O intuito do trabalho é descrever e analisar os fatores determinantes da utilização das UPA e HU no município pela população infantil, adulta e idosa, evidenciando os tipos de ocorrências que chegam até esses serviços, bem como, a necessidade real da utilização destes locais. Trata- se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando- se dados secundários dos prontuários de pronto atendimento das UPA e HU de Maringá, referente ao total de ocorrências atendidas no período 01/09/2013 a 01/04/2014. Será avaliada julgando as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, as frequências relativas e os coeficientes de incidências e variáveis do tipo de ocorrências: mês, dia da semana, horário, tipo de causa clínica e/ou trauma. Espera- se, através deste trabalho, verificar as principais causas clínicas e traumáticas de atendimentos nos serviços de urgência/emergência, bem como, a necessidade destes pelos usuários que procuram estes serviços.
Palavras-chave: Atendimento de urgência e emergência
Assistência pré hospitalar
Unidade de pronto atendimento ( UPA)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4402
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emanuele_caroline_epcc_2013.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)246.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.