EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4393
Tipo: Artigo
Título: PARÂMETROS BIOMÉTRICOS DE CANA - DE - AÇÚCAR SUBMETIDAS A INIBIDORES DA VIA DOS FENILPROPENOIDES
Autor(es): SALVADOR, Victor Hugo
OLIVEIRA, Dyoni Matias de
CARDOSO, Michelli de Souza
FILHO, Osvaldo Ferrarese
SANTOS, Wanderley Dantas dos
Abstract: A parede celular vegetal é formada por polissacarídeos, lignina e outros polímeros que formam uma estrutura complexa difícil de ser hidrolisada. O ácido ferúlico é um intermediário na síntese dos monômeros da lignina. Além disso, tem um papel estrutural, interligando os polímeros da parede celular e inibindo a atividade de hidrolases. A inibição da atividade das enzimas da via dos fenilpropenoides pode reduzir o conteúdo de ácido ferúlico na parede celular, e assim aumentar a acessibilidade das enzimas hidrolíticas sobre os polissacarídeos, favorecendo a produção de etanol celulósico. Plantas de cana- de- açúcar foram submetidas por 30 dias ao tratamento in vivo com inibidores de duas enzimas da via dos fenilpropenoides, 100 ácido piperonílico (PIP), inibidor pelo mecanismo da 3- cumarato hidroxilase e 120 μM de ácido metilenodioxicinâmico (MDCA), inibidor competitivo da 4- coenzima A ligase.As plantas foram colhidas e pesadas para obtenção da biomassa fresca e comprimento do colmo. Raízes, colmos e folhas foram secos em estufa com circulação de ar a 60 °C até peso constante e considerado como biomassa seca. Os dados demonstram que os tratamentos não afetaram nenhum dos parâmetros biométricos analisados (comprimento das plantas, comprimento dos colmos, biomassa fresca e seca).
Palavras-chave: Ácido ferúlico
Lignificação
Lignocelulose
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4393
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dyoni_Matias_de_Oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)309.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.