EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4386
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ÓLEOS ESSENCIAIS OBTIDOS POR TEMPO DE EXTRAÇÃO DISTINTOS
Autor(es): PESCO, Danielle Cristina Sampaio
SILVA, Mayara Teixeira da
CORTES, Diógenes Aparício Garcia
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
Abstract: A espécie Lippia alba (Mill.) N. E. Brown pertencente à família Verbenaceae, é um arbusto aromático e nativo da América do Sul, conhecida popularmente como falsa- melissa. Entre os metabólitos secundários descritos para L. alba encontra- se óleo essencial, que pode variar qualitativamente e quantitativamente, em função de diversos fatores,como diferentes tempos de extração. Apresenta diversas atividades farmacológicas, dentre elas a atividade antimicrobiana. De acordo com a lista publicada pela Central de Medicamentos, trata- se de uma das espécies medicinais mais utilizadas pela população brasileira. O objetivo desta pesquisa é verificar a atividade antimicrobiana do óleo essencial das folhas de L. alba, extraído em diferentes tempos de extração. Mudas de Lippia alba L. serão cultivadas em canteiros e este receberá uma concentração de adubo 1%; em peso. Após 180 dias, as folhas da Lippia alba L. serão colhidas para extração do óleo essencial. Para a extração do óleo essencial das folhas será utilizado o aparelho de Clevenger por um tempo de duas e quatro horas. Posteriormente os óleos serão analisados quanto à atividade antimicrobiana. Espera- se obter resultados quanto à influência do tempo de extração na qualidade, rendimento e atividade antimicrobiana de óleo essencial.
Palavras-chave: Lippia alba
Óleo essencial
Atividade antimicrobiana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4386
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle_Cristina_Sampaio_Pesco.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)276.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.