EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4384
Tipo: Artigo
Título: ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA DOR E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMADIBULAR MUSCULAR
Autor(es): RICO, Danielle Andressa
LEAL, João Paulo
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
WITTIG, Daniela Saldanha
Abstract: O objetivo desta pesquisa é investigar a redução da dor e melhora da qualidade de vida de pacientes com DTM submetidos um protocolo de tratamento. Serão selecionadas 15 pacientes do sexo feminino com diagnóstico de DTM muscular pelo RDC. A avaliação constará de escala visual analógica para avaliar a dor, questionário WHOQOL de qualidade de vida, índice Anamnéstico de Fonseca e provas de função muscular da mandíbula. Após a avaliação os pacientes realizarão um programa terapêutico de 10 sessões que incluirão a aplicação de laser, alongamentos, mobilização passiva, desativação de pontos- gatilho, exercícios isométricos, exercícios posturais e TENS. Ao término desse programa foi feita a reavaliação postural dos pacientes e as informações coletadas serão analisadas estatisticamente, sendo considerados significativos os resultados com valor de p>0,05 através do teste t-Student. Espera- se alcançar resultados estatisticamente significantes com relação à redução da dor e melhora da qualidade de vida nos pacientes com DTM tratados com o protocolo investigado.
Palavras-chave: DTM
Qualidade de vida
Exercício
Laser
TENS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4384
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle_Andressa_Rico.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)277.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.