EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4378
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO ÓLEO DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO GIRASSOL À CAMPO
Autor(es): MARIANO, Daiane de Cinque
GIEBELMEIER, Carmo Guilherme
MARCHIORO JÚNIOR, Marcos Antônio
ROCHA, Vanesca Priscila Camargo
FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
OKUMURA, Rica rdo Shigueru
Abstract: A utilização de compostos secundários presentes em óleos essenciais de plantas pode constituir uma forma efetiva de controle de doenças em sementes contaminadas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar diferentes concentrações de óleo essencial de Melaleuca alternifolia no desenvolvimento inicial da plântula de girassol. O experimento foi conduzido no município de Tangará da Serra, no período de 27 de julho a 15 de setembro de 2012, com utilização das sementes de girassol Embrapa 122, que possui ciclo precoce, produtividade entre 1,8 à 2,2 t ha-1 e teor de óleo de 40 à 45%. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, os tratamentos foram constituídos de diferentes concentrações do óleo de melaleuca (0%; 0,25%; 0,5%, 1%; e 1,5% + 5mL de água destilada estéril), na qual foram avaliadas o comprimento da parte aérea e raiz e massa verde e seca de plântulas. Os dados revelaram que o uso de diferentes concentrações do óleo de melaleuca foi benéfico ao girassol, contudo até determinada concentração, em decorrência que elevadas dosagens interferiram de forma negativa no desenvolvimento da cultura, em que as dosagens variaram entre 0,50% à 1,17%, para as variáveis massa seca e comprimento da parte aérea.
Palavras-chave: Helianthus annuus L
Controle alternativo
Óleo essencial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4378
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiane_de_Cinque_Mariano_02.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)304.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.