EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4366
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA DENSIDADE DO SOLO, POROSIDADE TOTAL E CAPACIDADE DE CAMPO NUM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
BETIOLI JUNIOR, Edner
MENOCCHI, Cindy Kristensson
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
ANGHINONI, Guilherme
TORMENA, Cássio Antonio
Abstract: A hipótese desse trabalho é de que os atributos físicos podem apresentar resultados semelhantes de um ano para outro, em cultivo de milho sob SPD. O objetivo desse trabalho foi avaliar a variação da Ds, PT e θcc em pontos georreferenciados em duas épocas de amostragem, com intervalo de um ano. O solo deste estudo foi identificado como Latossolo Vermelho distroférrico, classe textural muito argiloso, e é cultivado por mais de 30 anos em SPD. Quarenta amostr as de solo com estrutura deformada foram coletadas em três posições distintas de amostragem: 1) linha (L) denominada ponto 1 (P1); 2) entrelinha (E) denominada (P3); e, 3) posição intermediária entre L e E (PI) da cultura do milho denominada (P2), nas camadas de 0,0-0,1 m e 0,1-0,2 m, totalizando 240 amostras. Os pontos de coleta foram georreferenciados e recuperados para realização da segunda amostragem. A hipótese foi parcialmente confirmada, pois houve alterações nos valores da Ds, Өcc e PT da primeira para segunda amostragem, mas em geral o comportamento entre as posições foi o semelhante nas duas amostragens.
Palavras-chave: Amostragem
Atributo físico
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4366
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cind_Kristensson_Menocchi_02.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)315.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.