EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4344
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA PARA ESTIMATIVA DA DENSIDADE DO SOLO ATRAVÉS DO CONTEÚDO DE ÁGUA NUM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
BETIOLI JUNIOR, Edner
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
TORMENA, Cássio Antonio
FALLEIROS, Victor Moraes
ANGHINONI, Guilherme
Abstract: A hipótese deste trabalho é de que através da razão entre a estimativa do conteúdo de água (Ɵ) através do uso do sistema de aquisição de dados HH2 em conjunto com a sonda Thetaprobe ML2 e do conteúdo gravimétrico de água (μ) é possível estimar com precisão a densidade do solo (Ds). Os objetivos deste trabalho foram obter a Ds pela razão de Ɵ com μ e comparar com a Ds determinada pela razão entre massa de sólidos e volume do cilindro utilizado para coleta. A Ds foi determinada seguindo dois métodos distintos. O primeiro, denominado “tradicional”, consistiu na coleta de 24 amostras da camada de 0,0 -0,1m em cilindros metálicos de 100 cm-3, que foram secas em estufa a ±105 °C por 24 h. A partir da massa do solo seco e do volume de cada cilindro obteve- se a Ds. Foram realizadas 24 leituras do Ɵ ao lado do local de coleta do cilindro para determinação da metodologia tradicional com a sonda Thetaprobe ML2 e coletada uma alíquota de solo, que foi utilizada para determinação do μ. Nessa metodologia a Ds foi obtida pela divisão de Ɵ por μ. A hipótese foi parcialmente correta, pois apesar de possível obter a Ds através da metodologia alternativa, os resultados ainda não permitem a utilização desta em substituição da metodologia tradicional.
Palavras-chave: Atributo físico
Metodologia
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4344
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila_Jorge_Bernabe_Ferreira_03.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)388.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.