EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4343
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO SOB PASTAGEM ADUBADA COM NITROGÊNIO OU CONSORCIADA COM ESTILOSANTES CAMPO GRANDE NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
MOREIRA, Wagner Henrique
BETIOLI JUNIOR, Edner
FRANCO, Hélio Henrique Soares
CECATO, Ulysses
TORMENA, Cássio Antonio
Abstract: O objetivo desse trabalho foi determinar a resistência do solo à penetração (RP) de um Latossolo Vermelho distrófico sob pastagem de Tanzânia (Panicum maximum Jacq cv. Tanzânia) adubada com nitrogênio (N) ou consorciada com estilosantes Campo Grande (Stylosanthes ssp). Foram utilizados quatro tratamentos:Tanzânia + estilosantes; Tanzânia + 75 kg de N; Tanzânia + 150 kg de N e Tanzânia + 225 kg de N, com três repetições. Com a redução do teor de água do solo ocorreu um acréscimo nos valores de RP. Para elevados teores de água no solo não observou- se efeito significativo das doses de N na RP e os valores encontrados apresentaram- se inferiores ao considerado impeditivo ao crescimento radicular (2,5 MPa). Os tratamentos 150 e 225 kg de N apresentaram os menores teores de água no solo, provavelmente devido ao maior fluxo transpiratório associado ao maior dossel vegetativo proporcionado pelas maiores doses de N. Nos tratamentos que apresentaram baixos teores de água no solo, os valores de RP encontrados superaram 2,5 MPa, sendo o tratamento estilosantes o que apresentou os menores valores de RP, provavelmente devido aos maiores teores de água e menores taxas de lotação animal para esse tratamento.
Palavras-chave: Qualidade física do solo
Resistência à penetração
Teor de água do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4343
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila_Jorge_Bernabe_Ferreira_02.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)302.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.