EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4340
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA (TEA TREE) SOBRE LEVEDURAS DO GÊNERO CANDIDA DA CAVIDADE BUCAL
Autor(es): LIMA, Camila de Fátima
BERNUCI, Karine Zanoli
MORESCHI, Ana Regina Casaroto
Abstract: A estomatite por dentadura é uma doença infecciosa oportunista, frequentemente observada em pacientes com prótese total. Considerando a necessidade de obtenção de novos agentes terapêuticos voltados a seu tratamento, o presente estudo tem como objetivo avaliar a atividade antifúngica do extrato de melaleuca (Tea Tree) sobre leveduras do gênero Candida, isoladas da cavidade bucal de pacientes com prótese total, acometidos pela estomatite protética Tipo I, segundo a classificação de Newton. Serão realizados ensaios microbiológicos com finalidade de determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM), respectivamente, utilizando as técnicas da microdiluição em caldo e do crescimento de unidades formadores de colônias em meio sólido. Após os respectivos estudo s, serão verificados se os resultados que o extrato de melaleuca (Tea Tree) apresentarão a capacidade de inibir o crescimento de leveduras do gênero Candida da cavidade bucal. Espera- se com este trabalho, obter resultados positivos quanto a ação farmacológica antifúngica do óleo de melaleuca no tratamento da candidose oral, em pacientes que utilizam próteses totais. Podendo ser utilizado como alternativa de tratamento para as diversas espécies de Candida.
Palavras-chave: Fungicida
Concentração inibitória mínima
Candidose por dentadura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4340
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila_de_Fatima_Lima.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)368.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.