EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4332
Tipo: Artigo
Título: FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
Autor(es): MOREIRA, Bruna Manueli Teles
UJVARI, Amanda Bufalo
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
COLOSIO, Renata Cappellazzo
Abstract: Com o envelhecimento mundial, ocorrerá uma maior incidência de doenças crônico- degenerativas causadoras de demência, como a doença de Alzheimer. Os sintomas da doença baseiam- se em rigidez, convulsões, dificuldade para deambular, hemiparesia espástica entre outros. No decorrer das fases observa- se gradativa perda da autonomia e consequente aumento das necessidades de cuidados. Sabendo que os músculos respiratórios podem ser afetados pela redução da massa muscular dos idosos com demência, este estudo objetiva analisar a força da musculatura respiratória em indivíduos institucionalizados com Alzheimer, através da utilização da manovacuometria, bem como avaliar a mobilidade torácica desses indivíduos por meio da cirtometria. Trata- se de uma pesquisa descritiva transversal, com amostra constituída por 20 idosos institucionalizados com doença de Alzheimer, grau leve de ambos os gêneros com idade igual ou superior a 60 anos. Para coleta de dados serão utilizados o manovacuômetro e uma fita métrica. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, com auxílio do teste do qui-quadrado e do teste t- Student. Para ambos os testes será adotado o nível de significância de 5%. Espera- se identificar o grau de força da musculatura respiratória, bem como a mobilidade torácica dos pacientes com doença de Alzheimer.
Palavras-chave: Alzheimer
Demência
Músculos respiratórios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4332
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna_Manuelli_Teles_Moreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)291.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.