EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4294
Tipo: Artigo de Evento
Título: LÂMINA RELATIVA EVAPOTRANSPIRADA EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DO SOLO
Autor(es): HARA, Ânderson Takashi
SILVA, Eduardo Carrara
HASHIGUTI, Heraldo Takao
SOUZA, Renan Soares de
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
BRESCANSIN, Mariana Gomes
Abstract: O objetivo desse trabalho foi testar a hipótese que a evapotranspiração apresenta uma relação inversa com a densidade do solo, limitando a evapotranspiração em condições de menor umidade do solo devido a restrição no crescimento radicular gerado pela resistência do solo à penetração radicular. O experimento foi realizado em ambiente protegido, adotando um delineamento inteiramente casualizado, em arranjo de tratamentos fatorial, com três repetições. Os fatores foram 5 níveis de umidade do solo e 5 níveis de densidade do solo. A unidade experimental foi composta por vasos plásticos preenchidos com um NITOSSOLO Vermelho distroférrico. A coleta da variável independente foi realizada por meio do somatório do consumo de água ao longo do ciclo e relativizando essa variável através da razão de cada observação pelo maior valor observado, transformando em porcentagem. Os resultados comprovam que existe uma interação da umidade do solo com a densidade do solo. Em condição de menor umidade do solo a densidade pode gerar restrições no processo de evapotranspiração.
Palavras-chave: Água no Solo
Interação
Condutividade hidráulica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4294
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson_Takashi_Hara.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)315.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.