EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4290
Tipo: Artigo de Evento
Título: MORBIDADE E MORTALIDADE DE ADOLESCENTES QUE UTILIZAM DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM MARINGÁ
Autor(es): CORREA, Ana Paula Rondina
MEDEIROS, Tatiana de
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
Abstract: A Política de Saúde Pública no Brasil conta com a rede de urgência e emergência a fim de intervir em ocorrências imprevistas com ou sem risco de vida ou sofrimento intenso. Este serviço suporta a população que necessita de tratamento imediato, tais como os adolescentes (jovens de 10 a 19 anos). O objetivo desta pesquisa é analisar o uso dos serviços de urgência e emergência pela população adolescente em Maringá – PR, avaliando- se o perfil sociodemográfico, os fatores de morbimortalidade e distinção dos atendimentos devido a trauma e a causas clínicas. Os dados serão obtidos através de análise dos prontuários dos usuários do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no período entre setembro de 2013 a abril de 2014. Os resultados serão importados para o programa Statistical Package for the Social Sciences – SPSS (versão 12,0 for Windows), na qual serão tabulados e apresentados em forma de tabelas e, gráficos. Espera-se desta maneira o conhecimento dos problemas que acometem a população de 10- 19 anos que necessitam de atendimento médico imediato, contribuindo para futuras intervenções que visem diminuir a vulnerabilidade desse grupo (como campanhas de trânsito, vacinação, violência) bem como, favorecer um serviço adequado para uma melhor qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde na promoção da saúde da população jovem.
Palavras-chave: Redes de atenção
Urgência e emergência
Mortalidade
Morbidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4290
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Paula_Rondina_Correa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)270.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.