EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4287
Tipo: Artigo de Evento
Título: O COMPORTAMENTO DE CONSUMO E USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS
Autor(es): ROSA, Ana Luisa Martins
ARRUDA, Eduardo Chierrito de Arruda
MILANI, Rute Grossi
Abstract: A produção de equipamentos elétricos e eletrônicos (EEE) representa um dos setores industriais que mais cresce na atualidade, impulsionada principalmente pela inovação tecnológica e padrão de consumo presentes no mundo contemporâneo. Acompanhando essa produção, há o aumento significativo da geração de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. Dentre os usuários dessa tecnologia, os jovens a incorporaram plenamente em seu cotidiano, a busca por lançamentos se dá de forma tão rápida que nem refletem sobre a real necessidade. Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo analisar o perfil de consumo e uso das tecnologias digitais por jovens, por meio da aplicação de um questionário com itens sobre consumo e uso de tecnologias digitais; destino pós- consumo; legislação brasileira sobre pilhas e baterias; consequência ao meio ambiente. Será composta uma amostra de 382 sujeitos, distribuídos entre os gêneros masculinos e femininos com idade entre 15 e 24 anos, matriculados no ensino médio ou ensino superior no município de Maringá. Espera- se identificar o perfil de uso dos equipamentos eletrônicos de uso pessoal pela população selecionada, visando identificar elementos que possam ser utilizados em ações e/ou estratégias de desenvolvimento de tecnologias limpas para a diminuição do lixo eletrônico.
Palavras-chave: Comportamento social
Estudo exploratório
Resíduos sólidos
Tecnologias limpas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4287
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_luisa_martins_rosa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)125.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.