EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4283
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMUNICANDO NOTÍCIAS DIFÍCEIS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): RODRIGUES, Ana Claudia
POLIZELI, Caroline
MAZZER, Fernanda Déo da Silva
SUTTINI, Isabella Ferreira
SANTOS, Karolina Reis dos
BOAVENTURA, Leticia Andreoti
Abstract: Pode- se dizer que comunicar más notícias à pacientes em Hospitais é uma tarefa difícil, já que implica em um forte impacto psicológico, que pode alterar drástica e negativamente a perspectiva do paciente em relação ao futuro. Assim sendo, nesse contexto, o psicólogo hospitalar deve auxiliar o sujeito em meio ao sofrimento vivenciado, tendo em vista facilitar a superação deste e trabalhar as demandas provenientes da comunicação da notícia, como: medos, fantasias, angústias, ansiedades, além do enfrentamento da dor. Este trabalho diz respeito a um estudo de caso do atendimento psicológico de um paciente de oito anos enquanto estava no Pronto Atendimento de um hospital escola, após acidente automobilístico. Foi solicitado à Psicologia o acolhimento, preparo e suporte psicológico durante o processo de internação, já que a criança deveria receber a notícia do óbito de quatro familiares, dentre esses o pai e a avó que exercia o papel materno. A situação da comunicação do falecimento, entretanto, foi antecipada por seu avô, que a fez de maneira súbita e despreparada. Embora seja necessário que a comunicação sobre a morte se dê de maneira compreensível e direta, a fim de que a criança entenda a situação, é preciso fornecer espaço para a palavra e para a manifestação de sentimentos e emoções, bem como conforto e segurança para seguir adiante. A atuação da equipe de Psicologia mostrou- se conveniente e se deu no sentido de favorecer a expressão e vivência do luto, assim como assistir a família durante o processo de reorganização estrutural e emocional.
Palavras-chave: Comunicação
Luto
Más notícias
Morte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4283
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_claudia_rodrigues.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)138.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.