EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4255
Tipo: Artigo de Evento
Título: RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE LARANJA DOCE ( Citrus sinensis ) VARIEDADE ‘PÊRA’ À Xanthomonas citri subsp. citri EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
Autor(es): ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
SOARES, Larissa Siqueira
NOCCHI, Paula Thais Requena
CATANI, Diego Henri que Pereira
ZANUTTO, Carlos Alexandre
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri ocasiona graves perdas econômicas à citricultura mundial. A utilização de genótipos resistentes é uma importante ferramenta no controle de patógenos em diversas culturas, inclusive nos citros. Para avaliação da bactéria, estudos evidenciam que a inoculação artificial apresenta sintomas típicos de cancro cítrico, quando utilizado ferimentos, aspersão ou infiltração do inoculo no tecido vegetal. Diante disso o presente trabalho avaliou a resistência de genótipos de laranja doce (Citrus sinensis), variedade ‘Pêra’ a bactéria X. citri, em condições controladas (casa de vegetação). Um total de 25 genótipos de laranja ‘Pêra’ foram avaliados em dois ensaios, sendo que as folhas das plantas foram inoculadas por perfuração com agulha (0,55 x 0,20 mm), com constante molhamento no inoculo. O inoculo X. citri foi ajustado a uma concentração de 108UFC/mL através de espectrofotômetro 600 nm e avaliações foram feitas pela medida do diâmetro das lesões. A quantificação bacteriana foi realizada através da contagem da Unidade Formadora de Colônia (UFC), isolada de cada lesão. Os resultados mostraram que os genótipos ‘Pera EEL’, ‘IAC 2000/1’ se destacaram com os menores diâmetros de lesão nos dois ensaios, além disso, ‘Pera Bianchi/CC’ e ‘IAC’ obtiveram os menores diâmetros no segundo ensaio e as menores populações bacterianas, sugerindo que esses genótipos apresentem certa resistência ao patógeno.
Palavras-chave: Cancro cítrico
Inoculação
Quantificação
UFC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4255
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_maria_orbolato_goncalves_zuliani_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)170.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.