EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4254
Tipo: Artigo de Evento
Título: REAÇÃO DE ESPÉCIES CÍTRICAS À Xanthomonas citri subsp. citri EM FOLHAS DESTACAS
Autor(es): ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
SOARES, Larissa Siqueira
NOCCHI, Paula Thais Requena
CATANI, Diego Henrique Pereira
ZANUTTO, Carlos Alexandre
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: O uso de genótipos resistentes no controle do cancro cítrico é uma opção viável ao produtor e sustentável ao ambiente. Para avaliar genótipos promissores, experimentos de campo são realizados. No entanto estudos mostram que espécies de citros apresentaram sintomas típicos aos apresentados no campo quando a inoculação de Xanthomonas citri subsp. citri foi aplicada artificialmente. O objetivo do trabalho foi avaliar genótipos cítricos com diferentes níveis de resistência ao cancro c ítrico em inoculação de folhas destacadas. Um total de nove acessos de diferentes espécies cítricas foram investigados por inoculação com agulhas em folhas destacadas. Após a coleta e desinfecção das folhas, foram inoculadas por perfuração com agulha (0,55x 0,20 mm). O inoculo de X. citri foi ajustado a uma concentração de 108 UFC/mL por espectrofotômetro 600 nm. As avaliações foram realizadas com auxílio de um micrômetro que mediu o diâmetro das lesões. Ocorreram diferenças significativas nos diâmetros delesões dos nove acessos de citros estudados. O genótipo ‘Pêra IAC’ mostrou maior resistência ao patógeno, apresentando a menor média de diâmetro de lesão (1,32mm). Já a variedade ‘Washington navel’ apresentou o maior diâmetro de lesão (1,84 mm), sugerindo a ela uma baixa resistência a X. citri.A avaliação de variedades, visando resistência ao cancro cítrico pelo método de folhas destacadas mostrou ser uma importante ferramenta para auxiliar nos programas de melhoramento de citros, visto que mostra resulta dos semelhantes aos obtidos em condições de casa- de- vegetação e campo.
Palavras-chave: Cancro cítrico
Inoculação
Lesões
Resistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4254
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_maria_orbolato_goncalves_zuliani_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)268.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.