EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4253
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE Xanthomonas citri subsp. citri COM USO DE MARCADORES MICROSSATÉLITES
Autor(es): ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
SOARES, Larissa Siqueira
NOCCHI, Paula Thais Requena
HASHIGUTI, Heraldo Takao
ZANUTTO, Carlos Alexandre
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: A bactéria fitopatogenica Xanthomonas citri subsp. citri, agente causal do cancro cítrico, é um importante patógeno na citricultura mundial, visto sua ampla gama de hospedeiro e variabilidade. A fim de estudar adiversidade genética de X. citri em pomares do Estado do Paraná, foram coletados, a partir de lesões em citros infectados por X. citri, 48 isolados, em pomares comerciais de Congonhinhas, Cornélio Procópio, Paranavaí e pomar experimental da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI). As culturas foram cultivadas em meio NA e posteriormente extraído o DNA genomico de cada amostra. Em seguida realizou- se a amplificação do DNA por PCR, utilizando 14 marcadores microssatélites e o resultado foi observado em gel de agarose a 2%. Com os dados obtidos foi gerada uma matriz de semelhança e um dendograma foi construído pelo método UNJ (Unweighted neighbor joining). A árvore foi gerada por análise Bootstrap. Os iniciadores microssatelites amplificaram regiões do genoma de todos os isolados, mostrando a formação de três grupos distintos. No entanto a diferenciação entre os isolados foi baixa, mostrando que a origem e o hospedeiro não foi um fator condicionante na diversidade genética dos mesmos. Essa baixa diversidade sugere que as populações de X. citri subsp. citri encontradas no Paraná podem ser clonais, possuindo forte ligação epidemiológica.
Palavras-chave: Cancro cítrico
Isolados
PCR
Primers
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4253
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_maria_orbolato_goncalves_zuliani_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)195.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.