EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4237
Tipo: Artigo de Evento
Título: CAPACIDADE ANTAGONÍSTICA DO FUNGO ENDOFÍTICO Alternaria sp. ISOLADO DE Sapindus saponaria L. CONTRA O FITOPATÓGENO Glomerella sp.
Autor(es): GARCIA, Adriana
POLLI, Andressa Domingos
RHODEN, Sandro Augusto
POLONIO, Julio Cesar
SANTOS, Caroline Menicoze dos
PAMPHILE, João Alencar
Primeiro Orientador: PASQUINELLI, Humberto Bordini do Amaral
Abstract: Microrganismos endofíticos são microrganismos que colonizam o tecido sadio das plantas, permanecendo pelo menos um período do seu ciclo de vida na planta, sem causar danos aos seus hospedeiros, ao contrário mantêm uma relação simbiótica com a planta. As plantas medicinais tem representado uma rica fonte de isolamento de microrganismos endofíticos com potencial biotecnológico para a produção de novas moléculas bioativas. A Sapindus saponaria L. conhecida popularmente como sabão- de- soldado, é conhecida por sua utilização na medicina popular apresentando atividades terapêuticas diversas. O objetivo neste trabalho foi avaliar a capacidade antagonísta do fungo endofítico Alternaria sp. isolado de folhas folhas de S. saponaria contra o fitopatógeno Colletotrichum sp. Foi utilizada a técnica de cultura pareada, onde o fitopatógeno e o fungo endofítico foram inoculados à 4 cm de distância em placas de petri contendo meio de cultura BDA e o controle foi realizado inoculando apenas o fitopatógeno. O índice de inibição percentual (Im%) foi calculado aferindo- se a área de crescimento micelial do fitopatógeno utilizando o software ImageJ 1.46r e comparando estes valores com o controle. No teste contra o fitopatógeno Glomerella sp., houve um Im% de 20%, apresentando interação competitiva do tipo B (“deadlock” à distancia). Conclui- se que o endofítico apresentou resultados promissores no controle biológico da Glomerella sp.
Palavras-chave: Alternaria sp
Controle biológico
Glomerella sp
Sapindus saponaria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4237
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriana_garcia_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)166.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.