EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4221
Tipo: Artigo
Título: MÉTODO SIMPLES E NATURAL PARA PRODUÇÃO DE SIDRAS
Autor(es): MOREIRA, Ingrid Fernandes
RIGHETTI, José Sérgio
Abstract: O processo de fermentação de frutas consiste em transformar os açúcares presentes na fruta em álcool, para isso se obtém o suco da fruta in natura, que acrescentando a levedura, resultará na bebida alcoólica e fermentada. O processo pode ser caseiro e de baixo custo, que resultará em bebidas alcoólicas translucidas, sabor frutado com características acidas ou adocicadas, com o aroma natural das frutas. O objetivo deste trabalho é salientar a grande relevância desse produto no cenário industrial e agrícola e a possibilidade de destinação aos frutos que perderam sua aceitação comercial, diminuindo o desperdício de alimentos, além de apresentar um método artesanal e natural para produzir sidra, sem adicionar qualquer tipo de corante ou conservantes, uma bebida de baixo custo, mantendo a qualidade e fazendo o reaproveitamento de maças que estão fora do padrão de comercialização. A produção da sidra foi desenvolvida apenas com o suco das maças com cascas, acrescentadas de leveduras do gênero Saccharomyces Cerevisiae. Foi realizada analise de pH e teor alcoólico do produto final,obtendo pH 4,0 e 7% de teor alcoólico, aroma de frutas de cor amarela cristalino e levemente carbonatada, sendo elogiada e aprovada por degustadores,reforçando a ideia de Nogueira, et al (2003) e Braga, et al (2013)que pode se fabricar sidras com ótimos resultados utilizando- se métodos caseiros.
Palavras-chave: Desperdício
Alimento
Maçãs
Fermentação
Agregação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4221
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INGRID FERNANDES MOREIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)387.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.