EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4217
Tipo: Artigo
Título: A CLEMÊNCIA DE SÊNECA: QUESTÕES MORAIS NA POLÍTICA DO IMPÉRIO ROMANO (SÉC. I D.C.)
Autor(es): SILVA, Alexssandra
CEOLA, Adriele Andrade
Abstract: A política é um elemento inerente ao ser humano, pois todas as sociedades– desde a Antiguidade aos dias atuais – se pautaram em algum modelo político para se consolidar. Quando mencionamos o caso da moral política, entramos em um assunto que sempre foi,e continua sendo, delicado. O Tratado sobre a Clemência, escrito por Sêneca– fundamentado na filosofia estoica e direcionado ao imperador Nero – contém conselhos e descrições morais,vinculado ao pensamento político romano sobre ser um bom governante. Nesse sentido, nossa pesquisa terá como propósito encontrar as principais virtudes esperadas de um governante no início do período imperial romano, com base no O Tratado sobre a Clemência,para servir de suporte à compreensão do desenvolvimento da política romana e a herança da importância das condutas morais nos sistemas políticos.
Palavras-chave: Sêneca
Estoicismo
Principado
Antiguidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4217
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSSANDRA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)178.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.