EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4192
Tipo: Artigo
Título: COMPARATIVO TÉCNICO E ECONÔMICO DA APLICABILIDADE DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO EM OBRAS DE HABITAÇÃO POPULAR: ESTUDO DE CASO EM PONTA GROSSA - PR
Autor(es): RODRIGUES, Tiago de Freitas P.
SILVEIRA, Henrique Azevedo
Abstract: O presente estudo foi realizado com o objetivo de efetuar um comparativo de viabilidade de argamassas para assentamento - usinadas, ensacadas e de preparo in loco– em obras de habitação popular da região de Ponta Grossa. Para tal, será realizado um comparativo técnico, utilizando como base dados técnicos divulgados por fabricantes de argamassas, e dos insumos necessários para elaboração da mesma, assim obtendo uma definição sobre o tipo de traço mais utilizado em argamassas de assentamento. Tais informações levaram em consideração a aplicação das argamassas em um projeto de habitação popular de uma construtora da cidade. Com a obtenção desses dados, foram realizados ensaios no estado fresco e endurecido em corpos de prova. Posteriormente será realizado análise comparativa de custos, avaliando o impacto do uso de cada tipo de argamassa no orçamento final da obra. Com a aquisição dos dados finais serão identificadas vantagens e desvantagens do uso de cada tipo de argamassa, tendo em vista aspectos de melhor desempenho e redução do custo em obras de habitação popular.
Palavras-chave: Custo
Qualidade
Racionalização
Rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4192
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIAGO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)145.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.