EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4189
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO ENTRE A DOENÇA PERIODONTAL E A DOENÇA DE PARKINSON
Autor(es): PENTEADO, Carla Caroline
PASSOS, Thatiele da Costa
BREGANTINI, Leticia
SLOBODA, Dyenily Alessi
MECCA, Leomar Emanuel de Almeida
FERNANDES, Lillian Caroline
Abstract: A Doença Periodontal (DP) é uma condição inflamatória, causada pelo acúmulo de biofilme bacteriano na região gengival do dente que induz uma resposta imunoinflamatória. Essa condição é considerada a principal causa de perda do elemento dental e vem sendo relacionada com diversas doenças sistêmicas. Sabe- se que durante o curso da doença, ocorre indução de citocinas pró- inflamatórias e estresse oxidativo. Dentre as relações da DP com outras condições crônicas, destaca- se seu envolvimento com a Doença de Parkinson. Estudos tem demonstrado alta prevalência de DP em pacientes com Doença de Parkinson que até o momento tem sido associadas a alteração motora, no entanto, busca- se averiguar se existe alguma via fisiopatológica envolvida na associação destas condições. Objetivo: Avaliar a possível interação entre a presença da Doença Periodontal e o desenvolvimento da Doença de Parkinson. Método: Estudo observacional e transversal e a coleta de dados ocorrerá no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (Ponta Grossa/PR) no setor de Odontologia Hospitalar, os grupos igualmente em dois, Periodontal e Controle (n=50), será realizada avaliação da condição clínica bucal para avaliação da doença periodontal e posteriormente, verificação de sinais pré- motores e motores encontrados na doença de Parkinson. Resultados esperados: Espera- se que os pacientes com diagnóstico de Doença Periodontal apresentem sinais e sintomas condizentes com o diagnóstico de Doença de Parkinson e que quanto maior a gravidade da condição clínica da doença periodontal, maior a relação entre estes fatores.
Palavras-chave: Avaliação
Doença de parkinson
Doença periodontal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4189
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA CAROLINE PENTEADO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)105 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.