EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4151
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA SESIBILIDADE in vitro DE ISOLADOS DE Pyrenophora teres AO FUNGICIDA TEBUCONAZOL
Autor(es): ZAMPAR, Priscila Angelotti
MATTOS, Amanda do Prado
GABRIEL, Lorrant Cavanha
FRANÇA, Celso Martins
ZAMPAR, Éder Junior de Oliveira
TESSMANN, Dauri José
Abstract: A mancha- em- rede ou reticular, causada pelo fungo Pyrenophora teres é uma das principais doenças fúngicas que atacam a cultura da cevada. A principal medida de controle empregado é a aplicação de fungicidas químicos, o Tebuconazol se inclui entre eles. O objetivo do trabalho foi gerar informações para estudos de sensibilidade de isolados de P. teres ao fungicida Tebuconazol. Para isso, foram utilizados dez isolados do patógeno, submetidos a crescimento em meio de batata- dextrose- ágar suplementado com o fungicida Tebuconazol nas concentrações de 0; 1; 5; 10; 20 e 30 ppm. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. O crescimento micelial, expresso pelo diâmetro das colônias, foi determinado após sete dias de incubação a 23±2 °C no escuro. A dose efetiva que inibe 50% do crescimento micelial (CI50) para cada isolado foi estimada por regressão linear e posteriormente realizou- se teste de média para verificar diferenças estatísticas entre os isolados. Observou- se diferenças estatísticas pelo teste Scott- Knott, apesar de todos serem classificados como moderadamente sensíveis.Os resultados obtidos serão utilizados em estudos posteriores abrangendo a análise de um número maior de isolados, oriundos de regiões produtoras de cevada no Paraná.
Palavras-chave: Cevada
Drechslera teres
Mancha - em - rede
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4151
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA ANGELOTTI ZAMPAR.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)148.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.