EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4129
Tipo: Artigo
Título: PREPARO DO SOLO E TAMANHO DE TOLETES SOBRE O PERFILHAMENTO DA CANA - DE - AÇÚCAR
Autor(es): PELLOSO, Murilo Fuentes
SILVA, Matheus Gustavo da
SILVA, Arthur Pereira da
Abstract: O presente estudo objetivou avaliar o perfilhamento da cana de açúcar (RB867515) em função do tamanho de toletes em diferentes sistemas de plantio. O experimento foi conduzido no município de Aquidauana- MS, no ano agrícola 2012/2013. O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos com tratamentos casualizados, em parcelas subdivididas 2x3. Os tratamentos constituíram- se pela combinação de dois manejos do solo (sistemas de plantio direto- SPD e convencional- SPC) e três tamanhos de tolete (10, 20 e 40 cm), com quatro repetições. O perfilhamento da cultura foi avaliado aos 20, 40 e 60 dias após o plantio (DAP), a partir da contagem do número de perfilhos (NP) emergidos na área útil de cada parcela. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (5%). O manejo do solo proporcionou resposta significativa para o NP apenas aos 60 DAP, em que o SPD apresentou maior NP em relação ao SPC. Por sua vez, em relação ao tamanho de toletes, foram observados efeitos significativos para todas as contagens efetuadas, em que os toletes com 20 cm de comprimento proporcionaram maior NP em relação aos demais tratamentos aos 20 e 40 DAP, enquanto que aos 60 DAP os toletes de 20 cm proporcionaram média estatisticamente semelhante à obtida para os toletes de 40 cm. Para as condições do presente estudo, o sistema de plantio direto, tal como o uso de toletes com 20 cm de comprimento, favorece o perfilhamento da cultura da cana- de- açúcar.
Palavras-chave: Manejo
Perfilhos
Plantio direto
Plantio convencional
Saccharum officinarum L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4129
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MURILO FUENTES PELLOSO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)198.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.