EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4128
Tipo: Artigo
Título: DESEMPENHO AGRONÔMICO DA ABÓBORA ‘MENINA BRASILEIRA’ EM FUNÇÃO DE ADUBAÇÃO VERDE E SISTEMAS DE PLANTIO
Autor(es): PELLOSO, Murilo Fuentes
HIDALGO, Gabriel Ferraresi
GUIMARÃES, Thiago Gomes
MARTINS, Isabela Ribeiro
MAGALHÃES, Thalita Helena
FREITAS, Pâmela Gomes Nakada
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência de coberturas vegetais (adubos verdes) sobre o desempenho agronômico de abóbora ‘Menina Brasileira’ em sistema de plantio direto e convencional. O experimento foi conduzido na Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no município de Dracena, região Oeste do Estado de São Paulo. O ensaio foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com parcelas subdividas, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de três coberturas vegetais nas parcelas (crotalária, milheto e 70% de crotalária + 30% de milheto) e dois sistemas de cultivo nas subparcelas (plantio direto e plantio convencional), além da cultivar de abóbora ‘Menina Brasileira’. As características avaliadas foram: número de frutos por planta (NFP), massa de frutos (MF, kg), produtividade de frutos por planta (PDP, kg planta- 1) e produtividade total (PT, kg ha- 1). Os dados foram submetidos a análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey (5%). Os sistemas de plantio influenciaram de forma significativa apenas a massa de fruto (MF), sendo que o sistema de plantio direto proporcionou resultados superiores, com acréscimo médio de 0,3 kg em relação ao convencional. Não houve interferência significativa dos adubos verdes utilizados, tampouco interação significativa entre os fatores estudados. Concluiu- se que a realização do plantio direto, independente da cultura utilizada como adubo verde proporcionou maior massa de frutos na cultura da abóbora ‘Menina Brasileira’.
Palavras-chave: Adubo verde
Crotalaria juncea
Cucurbita moschata
Pennisetum glaucum
Plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4128
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MURILO FUENTES PELLOSO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)185.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.