EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4123
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DE COPRODUTOS DA MINERAÇÃO DE CALCÁRIO NA REFLECTÂNCIA DE SOLOS INCUBADOS
Autor(es): RODRIGUES, Marlon
NANNI, Marcos Rafael
SANTOS, Glaucio Leboso Alemparte Abrantes dos
REIS, Amanda Silveira
CEZAR, Everson
OLIVEIRA, Karym Mayara de
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de coprodutos da mineração de calcário das formações Irati e Corumbataí na reflectância de solos incubados. O estudo foi conduzido em casa de vegetação da UEM. Os tratamentos foram arranjados no esquema fatorial duplo (4x2), delineados em inteiramente ao acaso com dez repetições. Os fatores foram: tipo de insumo e classe de solo. Os insumos utilizados foram: Coproduto 1 (100% Formação Corumbataí); Coproduto 2 (100% Ritmito); Coproduto 3 (100% Folhelho Pirobetuminoso). Todos esses insumos foram aplicados e incorporados em duas classes de solo - Latossolo Vermelho Distroférrico e Neossolo Quartzarênico Órtico. O experimento foi implantado em vasos contendo 3,0 kg de solo seco. O controle de umidade do solo no período experimental visou manter valores próximos à capacidade de campo das duas classes de solo utilizadas. Após, os vasos foram envoltos por um saco plástico com pequenos furos para trocas gasosas e dispostos dentro da casa de vegetação. Após 140 dias da aplicação dos coprodutos com o solo foi retirado o plástico do vaso e realizada a leitura radiométrica do solo incubado. O Neossolo foi a classe que apresentou os maiores valores médios de reflectância. Foi possível a distinção entre os tratamentos devido as diferenças entre a reflectância dos tratamentos. A utilização da reflectância dos solos na diferenciação entre tratamentos é uma ferramenta promissora na avaliação desses, já que possibilita a análise rápida dos atributos dos solos bem como a identificação de unidades taxonômicas.
Palavras-chave: Sensoriamento próximo
Espectroscopia
Insumos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4123
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLON RODRIGUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.