EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4122
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE Ca, Mg, S e K NA PRODUTIVIDADE DA CANA - DE - AÇUCAR E NO NDVI ELABORADO POR SENSORES MULTIESPECTRAIS
Autor(es): RODRIGUES, Marlon
NANNI, Marcos Rafael
SANTOS, Glaucio Leboso Alemparte Abrantes dos
REIS, Amanda Silveira
FURLANETTO, Renato Herrig
OLIVEIRA, Karym Mayara de
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação fontes de Ca, Mg, S e K na produtividade da cana- de- açucar e no NDVI elaborado por sensores multiespectrais. O estudo foi conduzido em um Neossolo Quartzarênico Órtico. Os tratamentos relacionados as parcelas foram denominados: Testemunha; Calcário; Ritmito; Calcário + Ritmito; Calcário + Gesso; Calcário + Fidagran S05. Já as subparcelas foram as fontes de K: Ekosil e Corumbataí. As doses dos insumos seguiram a recomendação do Manual de Adubação e Calagem do Paraná (2017) de acordo com a caracterização inicial do solo. A cultura escolhida na condução do experimento foi a cana- de- açucar, que foi plantada no sistema de mudas pré brotadas. Anteriormente ao plantio (36 dias) foram aplicados os insumos referentes as parcelas e subparcelas.Ao longo do experimento (57, 150, 254 e 409 dias após o plantio) foram realizadas coletas de imagens de sensores multiespectrais para a elaboração do NDVI.A colheita da cana- de- açucar foi realizada 425 dias após o plantio. Houve um aumento dos valores do NDVI médio ao longo do experimento.A aplicação dos insumos alterou o índice de vegetação NDVI no início do desenvolvimento da cana de açúcar, aos 57 DAP e no final, aos 409 DAP.Não houve diferença entre os tratamentos para a variável produtividade.O NDVI mostrou ser uma ferramenta que diferencia os tratamentos em determinadas condições de desenvolvimento da cana de açúcar.
Palavras-chave: Coprodutos
Sensoriamento próximo
Espectro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4122
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLON RODRIGUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)205.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.