EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4111
Tipo: Artigo
Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(es): BERTOLAZO, Telma
SARTORI, Rejane
Abstract: Como em qualquer outra organização, uma instituição de ensino necessita gerenciar seu conhecimento e para que se torne uma efetiva fonte de vantagem competitiva, esse conhecimento precisa ser transferido, absorvido e utilizado por todos. Portanto, reconhecida como elemento fundamental dos processos de gestão do conhecimento, a transferência, bem sucedida, se torna a maneira mais adequada de usar o conhecimento organizacional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção cientifica que relaciona a gestão do conhecimento e a transferência do conhecimento às instituições de ensino. A pesquisa configura-se como pesquisa descritiva e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisas nas bases de dados Web of Science, Emerald e Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, empregando o método ProknowC, que sistematiza o processo de busca e seleção de artigos. Os resultados revelam uma carência de estudos que relacionam gestão do conhecimento e transferência do conhecimento no contato das instituições de ensino, sugerindo assim novas pesquisas nesse tema.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Transferência do conhecimento
Educação superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4111
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telma Bertolazo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)251.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.