EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4107
Tipo: Artigo
Título: TESTE DE GERMINAÇÃO EM SEMENTES DE CANA - DE - AÇÚCAR UTILIZANDO CRUZAMENTOS RECÍPROCOS
Autor(es): BORSUK, Luiz Gustavo da Mata
ZENI NETO, Hugo
MONTINI, Leticia Martins
SILVA, Joseli Cristina da
MANGOLIN, Claudete Aparecida
Abstract: A cana- de- açúcar é uma espécie alógama, ou seja, preferencialmente realiza fecundação cruzada. A reprodução sexuada da planta é realizada com a finalidade de obter variabilidade genética e está voltada para os programas de melhoramento. Comercialmente a cana- de- açúcar é propagada assexuadamente, por meio da germinação de suas gemas. Portanto é de suma importância a escolha de bons genitores para serem cruzados, e para produzirem sementes viáveis para o programa de melhoramento. O objetivo deste trabalho foi estudar a taxa de germinação de sementes produzidas a partir de cruzamentos específicos de cana- de- açúcar, com a finalidade de obter melhores clones e cultivares. Foram utilizadas sementes de quatro cruzamentos de cana- de- açúcar, provenientes do programa de melhoramento da RIDESA. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições. Foram contadas vinte e cinco sementes por repetição, totalizando 100 sementes por tratamento. As avaliações foram realizadas até 15 dias após a incubação das sementes, efetuando- se a contagem de sementes germinadas de 5 em 5 dias, a porcentagem de germinação foi mensurada. As médias dos tratamentos foram analisadas pelo Teste – T modificado por Bonferroni a 5%. O estudo demonstrou que a qualidade de germinação está ligada pela genética, já que os cruzamentos apresentam uma alta herdabilidade, já que comparando o cruzamento 2, que apresentou uma média de germinação de 36% e o seu recíproco se provou inferior com uma média de 1%.
Palavras-chave: Germinação
Herdabilidade
Sacharum spp
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4107
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ GUSTAVO DA MATTA BORSUK.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)137.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.