EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4070
Tipo: Artigo
Título: OTIMIZAÇÃO D O PROCESSO DE BIOSSORÇÃO DE CORANTE PELA CASCA DE TANGERINA ( CITRUS RETICULATA )
Autor(es): BELTRAN, Laiza Bergamasco
ARAÚJO, Lennon Alonso de
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BERGAMASCO, Rosângela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
Abstract: Os corantes provindos de indústrias têxteis e alimentícias estão sendo frequentemente despejados em corpos hídricos devido a ineficiência dos tratamentos convencionais. Logo, o presente trabalho utilizou- se de cascas da fruta Citrus reticulata, conhecida popularmente como tangerina, como biossorvente com a finalidade de avaliar a capacidade adsortiva e a porcentagem de remoção do corante azul de metileno por meio de ensaios de adsorção em batelada. Os dados obtidos por esse trabalho demonstram que a casca de tangerina possui uma ótima capacidade adsortiva, chegando a biossorver mais de 100 mg de azul de metileno para cada grama de biossorvente. Além disso, o biossorvente removeu mais de 90% do corante da solução, demonstrando sua eficiência para ser utilizado em tratamentos de efluentes contendo azul de metileno, sendo um processo interessante economicamente e menos agressivo ao meio ambiente.
Palavras-chave: Azul de metileno
Biossorvente
Efluente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4070
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAIZA BERGAMASCO BELTRAN.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)240.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.