EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4068
Tipo: Artigo
Título: O MONASTICISMO NA BIOGRAFIA DE MELÂNIA, A JOVEM
Autor(es): SOUZA, Murilo Moreira de
VENTURINI, Renata Lopes Biazotto
Abstract: Esse projeto de pesquisa se propôs a analisar na biografia de Melânia, a jovem, a presença do monasticismo durante a tardo antiguidade. O século V d.C., período em que viveu nossa personagem, foi um momento de construção da doutrina cristã no mundo antigo, fato que se mostra no nascimento do movimento em questão, bem como sua disseminação. As práticas monásticas já se mostravam presentes desde a segunda metade do século III no mediterrâneo oriental, principalmente nas regiões do Egito e da Palestina. Nota-se, entretanto, que o movimento cresceu nos séculos seguintes e ganhou forma na medida em que seus seguidores encontravam no deserto e, principalmente, nas terras santas, o local apropriado para suas práticas ascéticas. Tais práticas, ensinamentos, cotidiano e principalmente a forte religiosidade são descritas na biografia de Melânia por seu discípulo Gerôncio, objeto de nossa investigação.
Palavras-chave: Melânia
Movimento monástico
Tardo antiguidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4068
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Murilo Moreira de Souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)136.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.