EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4056
Tipo: Artigo
Título: GARANTIA CONSTITUCIONAL AO ACESSO A SAÚDE: UMA ANÁLISE ACERCA DE NOVOS METÓDOS PARA EFETIVAR A INCLUSÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS
Autor(es): Borim, Maria Leticia Costa
SIQUEIRA, Dirceu Pereira
Abstract: O fenômeno judicialização da saúde, constitui termo utilizado para definir o aumento expressivo de ajuizamento de ações objetivando o acesso a saúde. Saliente-se que a busca no judiciário pela efetivação da garantia constitucional a saúde é utilizada por algumas pessoas para conseguir medicamentos na via judicial, ou seja, pacientes que necessitam de medicamentos, em sua maioria com valores exorbitantes, e não possuem condição financeira para arcar com o custo destes, encontram na via judicial instrumento capaz de resguardar seu direito constitucional ao acesso a saúde. O objetivo deste trabalho é compreender qual a forma menos burocrática para que a sociedade tenha acesso medicamentos especiais. O método a ser utilizado será a pesquisa documental e bibliográfica. Serão analisados artigos científicos, documentos eletrônicos e disposições jurídico-legislativa que abordam o tema: garantia constitucional ao acesso a saúde. Serão analisados artigos científicos e documentos oficiais publicados nos últimos 10 anos no Brasil. Espera-se apresentar qual o método mais eficaz do que a judicialização para quem necessita de medicamentos para manter sua qualidade de vida e não agravar seu estado de saúde com a longa espera que se tem ao enfrentar um processo judicial. Conclui-se que o desenvolvimento do presente estudo possibilitará compreender melhor como ocorre a disponibilização de um medicamento ou tratamento de saúde por via judicial.
Palavras-chave: Acesso a saúde
Inclusão social
Medicamentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4056
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Leticia Costa Borim.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)167.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.