EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4049
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM NOVE ACESSOS DE Saccharum spp . UTILIZANDO MARCADORES SSR E EST - SSR
Autor(es): SILVA, Joseli Cristina da
ZENI NETO, Hugo
MONTINI, Letícia Martins
BORSUK, Luíz Gustavo da Mata
SANTOS, Renato Frederico dos
Abstract: A cana- de- açúcar (Saccharum spp.) é uma das culturas mais importantes no cenário mundial e vem ganhando cada vez mais espaço nos Centros de Pesquisas que buscam explorar seu complexo genoma. O uso dos marcadores moleculares no melhoramento genético de plantas visam a obtenção de cultivares cada vez mais superiores e que tenham eficiência na transferência de genes. Além disso,contribuem para estimar a diversidade genética, que mede o grau de variedades de genes existentes dentro de uma espécie, e com isso, colaboram para um melhor entendimento acerca deste genoma. A diversidade genética de nove acessos de cana- de- açúcar (Saccharum spp.) foi acessada por meio da similaridade genética, através do coeficiente de Jaccard, utilizando marcadores moleculares polimórficos (SSR e EST-SSR). Dentre os nove acessos analisados observou- se que houve um maior coeficiente de similaridade entre os acessos 6 e 9; 1 e 8; e 2 e 7 (100%) enquanto os acessos 6 e 4, apresentaram um menor grau de similaridade entre si (16,64%). Com isso, os resultados apresentados, indicam que o uso de marcadores microssatélites SSR e EST-SSR foram úteis para a análise da diversidade genética na cana- de- açúcar.
Palavras-chave: Cana - de - açúcar
Marcadores polimórficos
Melhoramento vegetal
Similaridade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4049
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSELI PORTILHO DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)170.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.