EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4037
Tipo: Artigo
Título: GERMINAÇÃO DE MUDAS DE PIMENTÃO COM APLICAÇÃO DE ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE
Autor(es): LORENZONI, Marcelo Zolin
REZENDE, Roberto
VIDAL, Ítalo José de Araújo
NALIN, Daniel
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
SERON, Cássio de Castro
Abstract: O cultivo do pimentão inicia- se em viveiros a fim de obter mudas uniformes e vigorosas para serem transplantadas. Objetivou- se, com este estudo, avaliar a aplicação de água tratada magneticamente na germinação de mudas de pimentão. O experimento foi conduzido em ambiente protegido no Centro Técnico de Irrigação (CTI/UEM) – Maringá/PR em bandejas de polietileno de 50 células preenchidas com substrato comercial (Su) e mistura de substrato comercial + solo (SS). Para obter água tratada magneticamente utilizou- se um magnetizador Sylocimol Residence (Timol). No teste de germinação as mudas foram irrigadas diariamente conforme o tratamento correspondente e quantificadas nos primeiros 15 dias após a emergência para obter a porcentagem de germinação e a porcentagem final emergida (PFE) . Os resultados demostraram que aplicação de água tratada magneticamente promoveu a germinação um dia antes das irrigadas sem tratamento quando cultivadas com a mistura SS. A variável PFE foi significativa apenas às formas de cultivo, sendo que o cultivo em SS apresentou valores superiores quando comparado ao cultivo em Su.
Palavras-chave: Campo magnético
Capsicum annuum L
Magnetismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4037
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITALO JOSÉ DE ARAÚJO VIDAL.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)204.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.