EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4027
Tipo: Artigo
Título: SUBJETIVIDADE MATERNA NO CICLO GRAVÍDICO: SEXUALIDADE E CONSTITUIÇÃO DA MATERNIDADE
Autor(es): PEREIRA, Larissa Carvalho
GARCIA, Lucas França
MARQUES, Andréa Grano
Abstract: No ciclo gravídico-puerperal, a vivência da sexualidade é influenciada pelas modificações anatômicas, fisiológicas ou psicológicas. O objetivo deste trabalho foi investigar as repercussões da gestação na sexualidade de gestantes que realizam pré-natal pelas Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá, PR. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo em que foram entrevistadas 10 gestantes que estavam no segundo ou terceiro trimestre e que possuíam entre 18 e 37 anos. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com questões norteadoras que buscavam compreender como a gestação afeta a sexualidade feminina durante o período gestacional. Os resultados obtidos, a partir da análise de conteúdo, possibilitaram a compreensão de que a gestação afeta a vida sexual feminina, principalmente em função das mudanças corpóreas. Concluiu-se que a mulher ainda é acometida por preocupações e angústias que são resquícios de uma sociedade patriarcal que interferem diretamente em sua sexualidade, o avanço da gestação e a falta de informações prestadas pela equipe de saúde também são fatores extremamente relevantes nesse cenário.
Palavras-chave: Gestação
Relação sexual
Relacionamento materno
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4027
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Carvalho Pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)197.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.