EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4004
Tipo: Artigo
Título: USO DE BIOESTIMULANTES E TAMANHO DE TOLETES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PERFILHOS EM CANA - DE - AÇÚCAR
Autor(es): PELLOSO, Murilo Fuentes
SILVA, Matheus Gustavo da
SILVA NETO, Cacílio Paula da
MIRANDA, Eduardo Gomes Rosa
Abstract: A cana- de- açúcar (Saccharum officinarum L.) é um dos principais expoentes no cenário agrícola brasileiro, havendo necessidade de cada vez mais informações técnicas que possam otimizar seu cultivo, elevando a rentabilidade da produção. O presente estudo objetivou avaliar o desenvolvimento inicial de plântulas de cana- de- açúcar (RB 867515) mediante o emprego de toletes com diferentes tamanhos em associação ao uso de bioestimulantes comerciais. Desenvolvido em casa de vegetação em Presidente Prudente, São Paulo, o trabalho foi realizado em delineamento com blocos completos casualizados, em esquema fatorial 2 x 4, cujos tratamentos constituíram- se pela combinação de dois tamanhos de toletes (5 e 15 cm) e três bioestimulantes comerciais (Strong Root - Nitral Urbana®, Rhal Cana Planta - Rhal®, Stimulate - Stoller®), além da ausência de bioestimulates, em quatro repetições. As unidades experimentais constituíram- se de vasos de plástico de 5,5 L. A os 30 dias após o plantio (DAP) aferiu- se as massas secas de primórdios radiculares, raizes permanentes e parte aérea das plantulas. Nenhuma das variáveis analisadas apresentou diferenças significativas em função do uso de bioestimulantes. A utilização de toletes de 15 cm de comprimento apresentou desenvolvimento superior das plantulas.
Palavras-chave: Fitormônios
Rebolos
Saccharum officinarum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4004
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO GOMES ROSA MIRANDA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)151.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.