EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4001
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE NÍVEIS DE NITROGÊNIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PLANTAS DE MILHO E SOJA CULTIVADAS EM CONSÓRCIO
Autor(es): BATISTA, Vanderson Vieira
CAMANA, Douglas
OLIGINI, Karine Fuschter
ADAMI, Paulo Fernando
PEREIRA, Luara Silva
BRONDANI, Daniel
Abstract: O milho destaca- se como a forrageira mais utilizada para a confecção de silagens conservadas devido a elevada produtividade por área, mas além do rendimento, a qualidade apresenta grande importância. Neste sentido, pesquisas conduzidas com o cultivo de milho e soja em consórcio, tem demostrado potencial para almejar este objetivo. Porém, o sistema é complexo, e a literatura carece de informações sobre tal sistema de cultivo. Sendo assim, o objetivo do trabalho é avaliar o efeito de diferentes níveis de nitrogênio, sobre os teores de proteína bruta, matéria mineral, fibra em detergente neutro e ácido de plantas de milho e de soja, cultivadas em consórcio para a produção de silagem. O estudo foi conduzido na UTFPR, campus Dois Vizinhos. Foi cultivado uma lavoura experimental, intercalando uma linha de milho e uma de soja, com espaçamento de 30 cm entre linhas. Os níveis de nitrogênio avaliados foram 0, 50, 100, 150 e 200 Kg ha-1, os quais foram aplicados em estádio V4 do milho e as avaliações foram realizadas no ponto de silagem das plantas de milho. Não houve efeito significativo dos níveis de nitrogênio sobre os teores de matéria mineral, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido das plantas de milho e soja cultivadas em consórcio. Entretanto, devido a magnitude dos componentes avaliados entre as culturas, existe evidencias que podem ocorrer alteração nos teores dos itens estudados, principalmente de proteína bruta, pois a soja exibe elevada quantidade de proteína bruta (19,25%) em comparação ao milho (7,46%).
Palavras-chave: Adubação nitrogenada
Glycine max
Proteína bruta
Silagem
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4001
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS CAMANA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)189.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.