EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3998
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE Rhyzopertha dominica SOB DIFERENTES TEMPERATURAS DE ARMAZENAMENTO
Autor(es): TERASSI, Daniele de Souza
SCHIAVON, Rafael de Almeida
REZENDE, Roberto
MENEZES, Cláudia Salim Lozano
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
SERON, Cássio de Castro
Abstract: No Brasil estima- se que as perdas quantitativas médias de grãos armazenados, ocasionadas por pragas, são de aproximadamente 10% do total produzido anualmente. Besouros e traças são os dois grupos de pragas mais importantes que atacam os grãos e sementes armazenadas.A temperatura pode influenciar tanto diretamente nos insetos, através do seu desenvolvimento e comportamento, como indiretamente afetando sua alimentação. Assim, objetiva- se com o presente trabalho ampliar a quantidade de informações sobre a influência da temperatura nas pragas de grãos e sementes armazenadas. O experimento foi realizado no Campus do Arenito – UEM, situado no município de Cidade Gaúcha, PR. Para tal foram utilizados frascos de vidro transparentes previamente esterilizados, onde foram colocados 200 g de trigo e estes foram infestados com 20 insetos de R. dominica. Durante a realização do estudo os frascos foram mantidos em condições controladas de temperatura, de 10, 16, 22°C e temperatura ambiente por um período de 60 dias. Cada tratamento constou de quatro repetições. A população de insetos e a massa de grãos foram avaliadas, inicialmente, no 20º, 40º e 60º dia. Foram avaliados o crescimento populacional dos insetos, com a contagem do número de insetos vivos e mortos e o consumo de grãos. Os resultados evidenciaram que os insetos se desenvolveram melhor nas temperaturas entre 22 a 28ºC, o que proporcionou uma maior perda da massa de grãos sob essa condição. Assim, as tecnologias de armazenamento de grãos a baixas temperaturas surgem como alternativa promissora para a diminuição das perdas quantitativas e qualitativas.
Palavras-chave: Tecnologias de armazenamento
Pragas
Perdas quantitativas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3998
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE DE SOUZA TERASSI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)124.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.