EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3988
Tipo: Artigo
Título: ELABORAÇÃO DE CONCENTRADOS PROTEICOS PROVENIENTES DE TILÁPIA DO NILO
Autor(es): CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
ANIZELLI, Adriana Cristina
FARAONI, Jhenifer Bufalo
CORADINI, Melina Franco
BRACCINI, Graciela Lucca
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo produzir um composto alimentício proveniente da filetagem de tilápia para consumo humano. Para tanto, a matéria- prima para elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo será proveniente da empresa Smart Fish. A elaboração dos concentrados proteicos de tilápia do Nilo ocorrerá através da obtenção da Carne Mecanicamente Separada (CMS), e após a produção os concentrados proteicos passarão pelo processo de desodorização. Serão elaborados quatro tratamentos, sendo esses, tratamento 1: concentrado proteico cozido sem desodorização, tratamento 2: concentrado proteico cozido com desodorização, tratamento 3: concentrado proteico lavado sem desodorização, tratamento 4: concentrado proteico lavado com desodorização. O processamento dos concentrados proteicos cozidos (tratamentos 1 e 2), após o preparo das matérias primas, a massa de CMS será pesada e submetida ao cozimento em panela de pressão com antioxidante (0,5 mg/kg de BHT, antioxidante) e peroxitane (0,1mg/Kg ®1512AL), por 40 minutos. Para a obtenção dos concentrados proteicos lavados (tratamentos 3 e 4), serão realizados 3 ciclos de lavagem. Todos os tratamentos serão submetidos a prensagem em prensa hidráulica para retirada do excesso de água e gordura, e moídos em moedor de carne. As massas obtidas serão desidratadas em estufa de secagem de ar forçada a 60°C, por 24 horas. Após o produto desidratado o mesmo será triturado e novamente moído em moinho tipo faca, e os concentrados proteicos serão embalados a vácuo e armazenados em freezer até o momento das análises e da desodorização.
Palavras-chave: Carne mecanicamente separada
Nutrição
Peixes
Piscicultura
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3988
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAIO HENRIQUE DE OLIVEIRA CARNIATTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)137.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.