EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3974
Tipo: Artigo
Título: COMPORTAMENTO DO NDVI DA SOJA E DO MILHO ATRAVÉS DE SENSOR HIPERESPECTRAL
Autor(es): REIS, Amanda Silveira
NANNI, Marcos Rafael
SANTOS, Glaucio Leboso Alemparte Abrantes dos
FURLANETTO, Renato Herrig
RODRIGUES, Marlon
OLIVEIRA, Karym Mayara de
Abstract: O sensoriamento remoto utiliza informações coletadas através da radiação eletromagnética emitida pelo objeto. Os sensores capturam ondas eletromagnéticas no vermelho, verde, azul e infravermelho. Ao combinar os dados espectrais de duas ou mais bandas é possível criar os chamados índices de vegetação, que permitem analisar a qualidade da vegetação. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Coamo, localizada no município de Campo Mourão/PR. O delineamento utilizado foi em blocos inteiramente ao acaso, 12 tratamentos e 4 repetições. Para a coleta dos dados foi utilizado um sensor hiperespectral, utilizando a folha central do terceiro trifólio, coletando cinco folhas ao acaso em cada parcela experimental.Utilizou a faixa de 400nm à 700nm, denominado visível, e de 700nm à 1000nm, chamado de infravermelho próximo. Foi gerado o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), que utiliza a média dos comprimentos de ondas nas bandas vermelho e infravermelho próximo. Foram utilizadas três datas de avaliação e após, efetuou- se o teste de comparação múltiplas de médias de Tukey ao nível α de 5% de probabilidade de erro pelo software SISVAR.O tratamento 8, no qual estava plantado milho, obteve diferença estatística perante aos outros tratamentos, tendo um menor valor de NDVI. Isso se deve ao fato de que o milho é uma planta C4 na qual possui estruturas que absorvem mais a energia incidente, além de serem mais eficientes com o uso de luz e água. Conclui- se que a cultura do milho apresentou menores valores médios de reflectância em todas as datas avaliadas.
Palavras-chave: Espectoradiômetro
FieldSpec
Sensoriamento remoto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3974
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA SILVEIRA REIS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)191.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.