EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3973
Tipo: Artigo
Título: COMPORTAMENTO ESPECTROTEMPORAL DA CULTURA DA SOJA EM RELAÇÃO À ROTAÇÃO E SUCESSÃO DE CULTURAS
Autor(es): REIS, Amanda Silveira
NANNI, Marcos Rafael
SANTOS, Glaucio Leboso Alemparte Abrantes dos
FURLANETTO, Renato Herrig
RODRIGUES, Marlon
OLIVEIRA, Karym Mayara de
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento espectrotemporal da soja em relação à sucessão e rotação de culturas. O experimento foi conduzido em parceria com a Coamo, em sua Fazenda Experimental, com delineamento em blocos ao acaso, tendo 11 tratamentos e 4 repetições.Foi usado um sensor hiperespectral não imageador, espectroradiômetro FieldSpec 3 Jr, onde foram coletadas medidas de reflectância da soja na safra 2018/2019,aos 30, 38, 44, 64, 71, 77, 84 e 96 DAE. Foram escolhidas ao acaso cinco plantas na parcela, usando sempre a folha central do terceiro trifólio totalmente aberta, e sendo efetuadas 20 leituras internamente pelo sensor. Os tratamentos avaliados possuem rotação de culturas, sendo a cultura de verão a soja, em todos os tratamentos, e na safra de inverno houve mudanças nas culturas para cada tratamento. Os dados obtidos foram avaliados por meio de uma assinatura espectral utilizando a faixa de 400 a 1000 nm, dividida em espectro visível e infravermelho próximo. Foi observado uma diminuição da reflectância em todos os tratamentos, da primeira leitura até aos 84 DAE, devido o desenvolvimento da cultura. Na última avaliação, por estar em seu completo desenvolvimento, observou- se um aumento na reflectância, condizente com outros trabalhos. O comportamento espectrotemporal foi coerente, pois as plantas se mostraram sadias em todos os tratamentos em relação à reflectância no espectro infravermelho próximo, ficando entre 40 e 60%.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
FieldSpec
Reflectância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3973
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA SILVEIRA REIS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)378.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.